Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil , e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.
E como reflexão acerca destas questões, no intervalo cultural do vespertino, o professor César de Paula e os estudantes Isabela e Leonardo fizeram uma homenagem soltando a voz com algumas canções temáticas: Mama África de Chico César , Haiti de Caetano e Gil ,Você e Não quero dinheiro de Tim Maia, um dos maiores representantes da "Soul Music" ou Black Music no Brasil ,Olhos Coloridos simbólica canção conhecida na voz de Sandra de Sá e ainda o rap dos Racionais Mcs Capítulo 4 versículo 3 que trata da situação dos jovens negros nas periferias brasileiras.
Na finalização da atividade , foi declamado o poema: Consciência e atitude, de Cristiane Sobral.
Parabéns ao professor César e aos estudantes envolvidos nesta atividade pela iniciativa e por proporcionar momentos de reflexão carregados de beleza e de poesia!